quinta-feira, 20 de maio de 2010

Querido Professor,

Hoje tivemos aula do doce Latuf. Não há como começar o dia de outra forma, se não cheia de sorrisos. Ele sempre ilumina as minhas quintas!
Mas verdade seja dita... De gente iluminada é como ando mais cercada ultimamente. Sobretudo, quando penso nos professores, que são sempre doces, cordatos e infinitamente cheios de coisas incríveis a ensinar.
Com uns, mais afinidade, com outros, mais observação, respeito... Todos, de uma forma ou outra, são especiais. Todos vão deixar marcas bonitas, não importa quanto tempo passe.

***

Meus professores da UFF me lembram muito os professores do colégio. Não os do Externato - que, embora eu tenha boas lembranças, não foram de fato presentes na minha vida pessoal - mas sim os do ensino médio, que me ensinaram - duas vezes - o valor de um monte de coisa... Esses sim, foram incríveis! Tiveram não apenas paciência da primeira vez, como também foram muito dedicados da segunda, para que eu não desanimasse, para que eu conseguisse vencer finalmente o vestibular, ainda que quatro anos depois.

Todos os dias me lembro da alegria com que cada um deles entrava na sala de aula, mesmo nas horas mais difícies, mesmo quando o que mais precisavam era sossego... Sempre estiveram ali. Sempre estiveram prontos, pacientes, animados e com muita dedicação ao trabalho de ensinar. E ensinavam vida. Escorriam vida. Eram professores de muito mais que só matérias de ensino médio.

***

Muito do que eu sou hoje, eu devo a essas pessoas, que ano após ano, em lugares diferentes, em momentos diferentes, com comportamentos, focos, objetivos e forma de responder, sempre pessoais e infinitamente interessantes, me mostraram que existem milhares de possibilidades de crescer, e outras milhares de ser feliz.

A todos os professores que passaram pela minha vida e marcaram de forma única, o meu muito obrigada.

Um comentário:

Polly disse...

Hummm que caxias!